A saúde da mulher e suas particularidades
top of page

A saúde da mulher e suas particularidades


A mulher possui particularidades bem específicas quando se trata de saúde. Da adolescência - passando pela menstruação, gestação - a menopausa, elas produzem hormônios específicos e, para cada fase, é importante atentar aos cuidados com o corpo e organismo, bem como o acompanhamento médico e a realização de exames.


As principais mudanças costumam surgir na adolescência, entre 10 a 15 anos, que é quando os hormônios femininos começam a agir. Daí, o crescimento das mamas, pelos e menstruação. Durante esse período, é indicado iniciar as visitas ao ginecologista para acompanhar o desenvolvimento da jovem mulher. O amadurecimento, tanto mental quanto do organismo, vai exigir também cuidados preventivos, como realização de exames de sangue para avaliar os hormônios da tireoide, colesterol, bem como vacina contra o HPV, e procedimentos ginecológicos (preventivo, o Papanicolau) / mamários (autoexame, ultrassonografia da mama).


Já na fase adulta, além da continuidade de todos os cuidados descritos acima, no caso de uma gestação, as mudanças são ainda mais bruscas. Ao preparar o corpo para a gestação, os hormônios aumentam, podendo provocar mudanças no paladar e olfato, dor nos seios, retenção de líquidos e constipação. Nesta fase é extremamente necessário o pré-natal, com exames específicos para cada período, para acompanhar a saúde da mamãe e do bebê.


É na fase adulta também que devem ser observados cuidados especiais, pois para além da qualidade de vida e longevidade, é fundamental manter seus exames em dia. Nestes, estão incluídos os de check-up, tanto laboratoriais quanto de imagem. A mamografia e o preventivo tornam-se uma das principais formas de diagnosticar precocemente o câncer de mama e o de colo de útero.


A partir dos 45 anos, começam a surgir os primeiros sinais da menopausa. Ressecamento da pele e mucosas, alterações de humor e as famosas ondas de calor são os principais sintomas. Além de todos os cuidados já descritos, exames de hormônio e consulta regular com médicos especialistas (nutricionista, endocrinologista) também são essenciais para aliviar os sintomas.


Além dos exames laboratoriais e de imagem periódicos, separamos 5 dicas que devem ser feitas ao longo de toda a vida da mulher para manter a boa saúde. Confira:


- Tenha uma alimentação equilibrada

- Faça atividades físicas

- Evite o tabagismo e o excesso de bebidas alcoólicas

- Evite situações que possam gerar estresse

- Durma bem


DICA EXTRA: Conheça o seu corpo e fique atenta a todos os sinais!


Nós, do Hemotec, estamos aqui para te auxiliar nesses cuidados com a saúde! Na seção “serviços’, você visualiza nossos principais exames.


Para mais informações e agendamento: (21) 2673-2055 (WhatsApp) / 2671-9395 / 3842-8652

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page