Os primeiros cuidados com a saúde!
top of page

Os primeiros cuidados com a saúde!


Descobrir que está grávida é mergulhar em um mundo repleto de novidades e mudanças! Requer muito cuidado e atenção com diversos assuntos que antes a gente não ligava muito! O primeiro cuidado (e um dos mais importantes) que a mamãe precisa ter é com a saúde, já que ela afeta diretamente o seu bebê! Mas por onde começar? Essa é a grande dúvida em que muitas mulheres ficam perdidas!


Logo no início da gravidez, para melhorar a saúde da gestante, e claro, a saúde do bebê também, a grávida deve mudar alguns hábitos que vão exigir muito foco e determinação, mas que são de extrema importância, como:

  • Não beber bebidas alcoólicas;

  • Não fumar ou evitar contato com fumantes.

Para quem fuma, deixar de fumar é uma mudança muito grande e difícil, mas não mudar esse hábito durante a gravidez pode causar problemas sérios à mãe e ao bebê. As mamães fumantes vão precisar de muito foco e força para que seu filho nasça saudável e bem desenvolvido.

Parece exagero mas beber bebida alcoólica pode afetar o desenvolvimento físico e mental do bebê e as substâncias que contêm no cigarro podem ainda, aumentar o risco de baixo peso ao nascer, aborto e parto prematuro. Por isso, é muito importante que as mamães tomem esse cuidado durante a gestação.

Além disso, para manter um saúde boa durante os 9 meses e para que o baby venha esbanjando saúde, muitos médicos recomendam:

  • Beber cerca de 2 litros de água por dia;

  • Ingerir alimentos como peixe, carne magra como peru ou frango, cereais integrais, legumes, frutas, leite e derivados e leguminosas;

  • Evitar exposição solar entre as 10h e as 16h;

  • Colocar protetor solar todos os dias e repassar a cada 3/4 horas;

  • Evitar cafeína;

  • Não beber bebidas estimulantes como Coca-Cola, chá preto ou chá verde.

Tomando esses cuidados e acompanhando com exames a sua saúde junto ao seu médico, sua gestação tenderá a ser saudável! E claro, não podemos esquecer de que é sempre válido fazer um exercício físico como caminhada, natação, hidroginástica ou pilates. Eles ajudam na circulação sanguínea e no bem-estar da gravidinha! Mas atenção mamães, fazer exercício grávida é altamente recomendado ser acompanhado por um educador físico para não colocar em risco a saúde do bebê e sua também! Nada de pesos exagerados e musculação pesada!


Então, mamães, descobriu que está grávida?! Não precisa se desesperar! Procure um médico, mude seus hábitos e assim, cuide da sua saúde melhor, seu baby agradece e sua saúde também!


Até logo :D

Hemotec

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page